Contrata-se pela técnica, mas demite-se por conta do comportamental


Olá! Meu nome é Patricia Jeronimo. Sou psicóloga e consultora em Gestão Estratégica de Pessoas. Atuo há mais de 15 anos com Desenvolvimento Humano e Organizacional e gostaria de trazer neste post uma discussão sobre a importância da entrevista comportamental.

Provavelmente vocês já ouviram a frase: “Contrata-se pela técnica mas demite-se por conta do comportamental.” Por que será que muitas empresas já passaram por esta situação?

Com toda certeza porque no momento da tomada de decisão houve uma priorização do conhecimento técnico e não houve uma avaliação adequada sobre as entregas da pessoa em relação ao cargo.

Na entrevista comportamental é importante lembrar que realizamos uma investigação de experiências vividas pelo candidato a fim de observar comportamentos específicos e imprescindíveis para o sucesso do cargo.

As características básicas de uma entrevista comportamental são:

  • É uma entrevista estruturada para investigar comportamentos específicos nas experiências passadas de cada candidato.

  • É personalizada para cada cargo.

  • Investiga a compatibilidade entre o perfil do cargo e dos candidatos.

  • Permite a mensuração.

  • Tem aproximadamente duração de uma hora.

  • Geralmente são utilizadas perguntas abertas, específicas e no passado.

Vamos dar um exemplo!

Uma empresa gostaria de contratar um Gerente Comercial com foco no cliente, orientação por resultados e visão sistêmica.

Uma das perguntas que poderíamos fazer para os candidatos que estão concorrendo a vaga é:

  • Qual foi o projeto mais significativo que você coordenou e como foi? >> O foco desta pergunta é investigar a competência orientação por resultados

  • Relate uma situação que tenha superado as expectativas do cliente e foi reconhecido por isto? >> O foco desta pergunta é investigar a competência foco no cliente.

É muito importante identificar se o candidato possui respostas com começo, meio e fim e principalmente descobrir qual foi a ação do candidato. A entrevista comportamental traz uma série de vantagens para as empresas como por exemplo:

  • A análise do perfil comportamental reúne as características de um profissional que lhe proporcionará uma avaliação adequada para um cargo específico.

  • Cria-se um processo sistemático e mais objetivo assegurando uma contratação de sucesso.

  • “Turnover” mais baixo, maior produtividade evitando desperdícios com reabertura de processos.

  • Reduz a influência de opiniões, sentimentos e preconceitos dos selecionadores.

  • Aumenta credibilidade nos processos seletivos e consequentemente a imagem da empresa como uma marca empregadora.

Quer ter um processo seletivo assertivo e eficaz? Então pense na definição das estratégias de recrutamento e seleção com base nas competências do cargo.

Até o próximo post

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