A Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra no século XIX, introduziu na sociedade o modelo de produção em massa e o mesmo tem impactado cada vez mais o estilo de vida e valores das gerações, desde os baby boomers passando pela geração X até o momento atual com os Millennials ou Geração Y.
A cada geração que surge, a população mundial vem crescendo exponencialmente, o capitalismo se torna cada vez mais forte e consequentemente, o consumo aumenta descontroladamente. Os impactos gerados por tais atitudes vêm se agravando, pois chegamos em uma situação de alerta que afetará a atual e se nada for feito, as futuras gerações.
Nesse contexto é importante considerar o papel do Marketing e como ele influência nos padrões de consumo e consequentemente na percepção de responsabilidade ambiental e sustentabilidade da sociedade. No início dessa era da produção em massa, a responsabilidade do marketing ia apenas da produção ao uso do produto por parte do cliente.
O cenário mudou... Atualmente, as empresas estão analisando que o consumidor se preocupa com o meio ambiente e como grande influenciador, faz com que toda a cadeia de valor do produto ou serviço, desde a obtenção das matérias primas ao pós consumo mudem suas estratégias, tornando-as mais sustentáveis.
Apesar de se ouvir muito sobre sustentabilidade e atitudes ecologicamente corretas, há um lapso entre o querer e realmente praticar a ação, este gap é evidenciado quando as pessoas têm a consciência do que é correto, mas não colocam em prática.
O marketing sustentável é um procedimento que está acontecendo vagarosamente e tende a evoluir com as exigências da geração Y, pois estes possuem maior preocupação com a criação de produtos ecologicamente corretos e que passam esse valor agregado de maneiras inovadoras.
Por exemplo, e para mostrar como os valores das pessoas estão mudando, compartilho uma experiência muito interessante: No carnaval desse ano presenciei um caso que evidencia a preocupação da geração Y com o meio ambiente. Nos dias de festas na Vila Madalena, havia grande quantidade de lixos espalhados nas ruas e milhares de latinhas. Vi e fiquei muito feliz com a atitude de várias pessoas que pegavam as suas e guardavam até achar uma lixeira, colocavam em alguma sacolinha ou davam para os coletores que passavam recolhendo.
É a partir dessa simples atitude que acho que as empresas que vendem bebidas nessa época poderiam fornecer gratuitamente uma caneca na primeira compra e depois os consumidores iam pagando como se estivessem comprando mais uma latinha, mas apenas enchiam com a mesma quantidade, ou seja, poderiam aumentar a oferta do modelo de distribuição de chopp/refrigerante, mas de uma forma mais ágil.
Além de promover a marca dando um brinde que faria o público se recordar daquele momento, poderiam cobrar mais barato, pois não teriam o gasto da embalagem e estariam evitando toneladas de latinhas poluindo as cidades, podendo promover uma campanha social de incentivo ao descarte consciente dos lixos em períodos como esses.
Penso que em cada momento das nossas vidas podemos aproveitar para mudarmos nossos conceitos e atitudes e criarmos uma sociedade mais sustentável do ponto de vista ambiental e social. Para finalizar este primeiro artigo gosto de lembrar da definição que os autores Antônio Chamorro e Tomas Bañegil dão para o tema, pois acho bem objetiva:
“A filosofia do marketing verde pode ser entendida como a maneira de conceber relações de troca que vão além das necessidades atuais dos consumidores, considerando ao mesmo tempo o interesse social na proteção do meio ambiente.”