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Aumento de produtividade em meio ao caos?

Em uma das minhas viagens, conheci Jose Luiz, presidente de uma grande empresa na área de Meio Ambiente, e no meio da conversa sobre o cenário das empresas x time qualificado, fiz três perguntas que o deixaram pensativo;

 

1ª. Os líderes estão alinhados quanto à implementação e execução das estratégias da empresa?

 

2ª. Os colaboradores estão engajados para executar um trabalho de qualidade a fim de alcançar resultados?

 

3ª. A empresa está preparada para enfrentar essa crise e se manter no mercado?

 

Depois de alguns segundos, Jose Luiz comentou que o momento era muito restritivo. Apesar de contar com uma boa equipe, precisou fazer uma série de reduções por se sentir apreensivo sobre o futuro da empresa. Assim como Jose Luiz, acredito que há muitos líderes vivendo uma pressão por resultados, mesmo sem ter garantia do que será o amanhã.

 

Mesmo diante de um cenário difícil e instável, surge uma oportunidade para as empresas reverem o modelo de gestão de pessoas, buscando desafiar as equipes a serem mais produtivas, autônomas e comprometidas com o trabalho.

 

Neste artigo eu gostaria de pontuar 3 fatores relevantes que devem estar na agenda de todo líder:

 

Gestão Proativa

 

Os gestores precisam desenvolver um olhar sistêmico e uma postura proativa para lidar com imprevistos e incertezas. Pensar nas pessoas, torna-se o foco se a empresa quer se manter no mercado.

 

Equipe qualificada e comprometida

 

Organizações preocupadas com pessoas alcançam sucesso por considerarem o potencial humano seu bem mais valioso. Mas, para isso, é necessário ter uma política de gestão de pessoas coerente e adequada, que inclui reter, desenvolver e manter seus talentos.

 

Empresa perene e sustentável

 

Uma empresa que possui um bom método de gestão de pessoas terá aumento de competitividade organizacional, encontrará colaboradores afinados com a sua estratégia e garantirá clientes satisfeitos, uma vez que estará alinhada à qualidade e à execução do seu plano estratégico.

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