Contato: info@businesspro.com.br

Endereço: Av Santo Amaro 791 | Cj 17 | Vila Nova Conceição | São Paulo | CEP 04505-001

Bem-vindo ao Nosso Blog!

Aqui você encontrará artigos interessantes sobre diversos temas. Todos eles com perspectivas diferentes para promover debates sobre Excelência Operacional.

O desafio de gerenciar custos nas empresas

29/05/2017

 

O cenário atual da economia brasileira tem forçado o empreendedor a cortar gastos e pensar em diversas alternativas de manter os custos operacionais sob controle. Por outro lado, é bom lembrar que até em momentos positivos da economia é sempre importante manter os custos em níveis adequados conforme a estratégia do negócio.

 

Mas, o que fazer quando a maioria das alternativas já foi avaliada? Se o café grátis da empresa já foi cortado, se algumas pessoas já foram dispensadas e os prazos de pagamento para fornecedores alongados?

 

Em situações de urgente redução de custos do negócio é recomendável pensar nas seguintes três alternativas:

 

1) Gaste tempo em planejamento e remodelagem do seu negócio. Nas batalhas do dia a dia, poucos empresários tem o tempo necessário para pensar em planejamento. Muitos falam: “Faço e depois me viro”. É justamente esse tipo de resposta que pode gerar problemas com custos fora de controle. Planejar semanalmente fluxos de caixa, estratégias de aumento de receita, antecipação de pagamentos e novas formas de expandir vendas deveria ser uma atividade obrigatória.

 

2) Invista na sua rede de contatos e parceiros para expandir as vendas. Já pensou quanto tempo você gasta para construir redes de contato que possam agregar valor ao seu negócio? Ou como você divulga os seus serviços para os clientes da sua região? Na crise, é na força do grupo e na comunicação das suas necessidades que se obtém sucesso.

 

3) Procure conhecimento ou experiência externa. Atualmente há inúmeras maneiras de encontrar pessoas que já fizeram o que nós estamos tentando fazer. Ao mesmo tempo, há também um vasto leque de informações disponíveis na internet. O importante é considerar o momento certo para procurar essa ajuda externa, pois muitas vezes a intervenção no momento certo fará que uma situação crítica seja revertida.

 

Ser empresário não é fácil, ainda mais em momentos de grande incerteza econômica, mas é justamente nesses momentos que a capacidade de resolver grandes desafios fará que o seu negócio possa crescer exponencialmente quando a economia retomar o fôlego natural de um país em crescimento.

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Linkedin
Please reload

Posts Em Destaque

Como mensurar a Sustentabilidade?

02/05/2019

1/2
Please reload

Posts Recentes

15/08/2017